A sustentabilidade é o único caminho para um futuro promissor da indústria da moda e preservação do nosso planeta. Ser uma marca de moda sustentável está deixando de ser algo apenas cool, pois é uma necessidade do mundo atual.
Diversas marcas nascem com essa preocupação já no seu DNA. Enquanto isso, etiquetas consolidadas tentam se reinventar para se encaixar na nova realidade. É preciso rever processos e estar constantemente buscando novas soluções que gerem menos impacto ambiental.
Separamos algumas marcas que seguem o conceito de moda sustentável e encontraram diferentes maneiras de colocá-la em seus produtos. Assim, você verá que, em qualquer área, é possível sair da zona de conforto e produzir de forma consciente!
Afinal, o que é eco-friendly?
Alguns termos são usados de forma exaustiva e passam a fazer parte do vocabulário. Porém, isso não significa que as pessoas realmente saibam o que eles significam.
O termo eco-friendly é usado para produtos considerados “amigos da natureza”. Ou seja, o objetivo é gerar o menor impacto ao meio ambiente. Para isso, é necessário substituir substâncias químicas ou tóxicas por matéria-prima 100% natural e biodegradável.
Como identificar um produto eco-friendly
Na hora de comprar um produto que se diz eco-friendly, verifique se ele possui os selos e símbolos específicos. Eles garantem que o item não foi testado em animais, é livre de conservantes artificiais e foi produzido de acordo com as práticas de agricultura sustentável.
Aqui, repensar a matéria-prima, como ela é cultivada e as formas de tingimento são pontos importantes. O algodão tradicional, por exemplo, apesar de ser uma fibra natural, utiliza muitos agrotóxicos em sua produção. Sendo assim, não é um insumo eco-friendly.
Outro ponto positivo apresentado por alguns produtos, é o pensamento relacionado ao descarte. Eles se decompõem de forma natural e mais rápido que produtos tradicionais.
Quando falamos em aliar moda e sustentabilidade é preciso pensar em tudo!
Moda sustentável: conheça algumas marcas
Se você está constantemente buscando novas marcas que aliam sustentabilidade e moda, separamos quatro com uma pegada diferente.
A moda sustentável aparece de formas distintas, mas sempre seguindo preocupações comuns como a matéria-prima, o processo de produção e o descarte.
Osklen
A sustentabilidade na moda da Osklen apareceu cedo. Em 1998, quando poucos falavam sobre o assunto, a marca lançou a primeira t-shirt feita de algodão orgânico. De lá para cá, o uso de matérias-prima e processos sustentáveis de produção vêm aumentando.
Com os avanços nas pesquisas, eles formalizaram o projeto e-fabrics, em parceria com o Instituto-E. As peças que levam esse nome utilizam materiais de origens recicladas, naturais, orgânicas e artesanais.
Insider
Meio ambiente e sustentabilidade são dois assuntos muito importantes para a Insider. Nós buscamos uma forma sustentável de criar roupas funcionais, que ajudam na regulação da temperatura corporal e absorção do suor.
A solução se deu por meio da tecnologia têxtil. Um dos tecidos utilizados é o modal, originários de uma árvore chamada Faia (beach tree), cultivada em áreas de reflorestamento com manejo sustentável. Ou seja, não utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante.
Ao comparar o modal com o algodão, a primeira opção utiliza quatro vezes menos água para produzir a mesma quantidade de tecido.
A cueca produzida pela Insider é de uma poliamida feita a partir do primeiro fio de nylon biodegradável do mundo. Com isso, a peça leva apenas três anos para se decompor, sendo descartada corretamente, ao invés de décadas como os produtos tradicionais.
Confira os modelos de undershirts e cuecas tech da Insider e saiba mais sobre os processos por trás dos produtos funcionais que aliam moda e sustentabilidade!
Narooma
Os produtos da Narooma são feitos para durarem. Para isso, utilizam tecidos sustentáveis certificados, sobras de tecidos nobres que seriam descartados, além de priorizarem as fibras de fontes renováveis como o algodão e a viscose. O algodão aparece na versão mais sustentável, licenciado pela Better Cotton Initiative.
Outra preocupação é o consumo. A marca foca no design e na qualidade para você ter peças-chave atemporais no seu armário e que irão durar. Além disso, 1% de todas as vendas são destinadas aos projetos da ONG SOS Amazônia.
Zerezes
A Zerezes é um exemplo de que se pode ir sempre além, até em áreas que parecem consolidadas e sem inovação. Eles decidiram aliar moda e sustentabilidade em um item necessário à vida de muitas pessoas: os óculos.
Fomentando práticas de trabalho e comércio mais justas, eles mergulharam na questão do reaproveitamento de materiais. Hoje, entregam modelos de óculos de sol e de grau que utilizam madeira reaproveitada, por exemplo. Estilosos e sustentáveis!
FONTE: Insider